Conhecer e Transformar
Conhecer e Transformar

Código 0343P20503

Autores: Maria Cecilia Guedes Condeixa (coordenação), Maria Teresinha Figueiredo (coordenação), Alpha Simonetti, Dulce Satiko Onaga, Gabriela Ribeiro Arakaki e Yanci Ladeira Maria

A coleção Conhecer e Transformar para o Ensino Fundamental II trabalha os componentes curriculares Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática por meio da linha metodológica da Pedagogia de Projetos, em que o aprendizado é resultado de conhecimentos adquiridos e organizados para solucionar um problema real. Nessa proposta, os alunos devem para cumprir metas definidas coletivamente, elaborar um produto que contribua para a solução do problema apresentado e compartilhar com a comunidade. Tal processo desenvolve a capacidade crítica, investigativa, criativa e reflexiva dos estudantes, reconhecendo a sala de aula como um efetivo espaço de construção de conhecimento, com foco em metodologias ativas.

Folheie o catálogo

Diferenciais da coleção

  • Os projetos integradores propostos nesta coleção foram construídos no marco da implementação da BNCC para o segmento e são comprometidos com as Competências Gerais e demais orientações desse documento. Nesse sentido, promovem integrações entre áreas e componentes curriculares de Linguagens – Língua Portuguesa e Arte, Ciências Humanas – História e Geografia, Matemática e Ciências.
  • Os temas e problemas dos projetos seguem uma metodologia cujo objetivo é instruir os alunos a obter informações em fontes variadas, trabalhar em grupo e chegar a resultados para compartilhá-los com a turma, com outras turmas ou com a comunidade a que pertence.
  • De modo independente dos temas e das propostas de trabalho, os projetos se constituem em quatro momentos básicos com objetivos definidos: a apresentação e três etapas de desenvolvimento. São eles:
    – Apresentação do projeto: o momento de aproximação ao tema, contendo a problematização inicial, os objetivos, a justificativa e o plano geral do projeto.
    – Etapa 1: momento de exploração inicial, com textos e atividades diversificadas para os dois componentes curriculares envolvidos.
    – Etapa 2: orientações gerais e propostas de investigação para serem desenvolvidas em grupo.
    – Etapa 3: apresentação do produto final e avaliação.
  • O Manual do Professor traz um quadro onde é possível visualizar o elenco dos projetos propostos na coleção e suas correlações com as competências gerais da BNCC e temas contemporâneos. Trata-se de um resumo que permite uma visão geral dos projetos integradores e do produto final de cada um deles. 

Degustação das Obras