Entenda o PNLD

MATEMÁTICA: Apoema Matemática

PORTUGUÊS: Apoema Português

GEOGRAFIA: Tempo de Geografia

CIÊNCIAS: Apoema Ciências; Tempo de Ciências

ARTE: Apoema Arte

PROJETOS INTEGRADORES: Conhecer e Transformar

As obras devem ser utilizadas por 4 anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. Nos anos finais do Ensino Fundamental, cada aluno tem direito a um exemplar dos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês). Os livros são reutilizáveis, ou seja, devem ser devolvidos ao final do ano para serem utilizados por outros alunos.

O PNLD 2020 atende às escolas públicas nas quais há turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: do 6º ao 9º ano.

Este Guia ficará disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (www.fnde.gov.br). Nele estão relacionados os critérios que nortearam a avaliação pedagógica, as resenhas das obras aprovadas, os modelos das fichas de análise e o hiperlink de acesso ao conteúdo integral das obras aprovadas para subsidiar a escolha pelos professores das escolas participantes do PNLD 2020.

Sim. Os modelos de escolha são os modos que os professores, as escolas e secretarias de educação podem se organizar para a análise e adoção das coleções. Quem decide o modelo de escolha mais apropriado para a realidade local é a rede de ensino, que deve oficializar a opção e comunicar a decisão às escolas e aos professores. São três alternativas possíveis:

1. MODELO ÚNICO PARA CADA ESCOLA: Individualmente, cada escola registra suas decisões internas e recebe as coleções desejadas.

2. MODELO ÚNICO PARA CADA GRUPO DE ESCOLAS: Conjuntos de escolas são formados e decidem, coletivamente, as obras e recebem o mesmo material didático.

3. MODELO ÚNICO PARA TODAS AS ESCOLAS DA REDE: Todas as escolas da rede de ensino recebem os mesmos livros.

Fique atento! Mesmo que sua rede de ensino opte por criar grupos de escolas ou pela unificação de todas as escolas, os professores devem participar da análise dos livros e da discussão sobre a escolha. Isso é importante porque, nesses casos, serão distribuídas as coleções que forem indicadas pela maioria das escolas no sistema PDDE Interativo.

Se a rede de ensino não optar por um dos modelos de escolha, o modelo único será eleito, automaticamente, para cada escola.

O PDDE Interativo (http://pddeinterativo.mec.gov.br/) é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal característica é a natureza autoinstrucional e interativa de cada tela do programa. Isso significa que as escolas e secretarias não precisam mais de formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema. Além disso, o PDDE interage permanentemente com o usuário, o que estimula a reflexão sobre os temas abordados. O principal objetivo do PDDE Interativo é facilitar o acesso à informação para as escolhas das obras do PNLD e tornar amigável a navegação pela equipe escolar e por todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.

O registro da escolha deve ser feito exclusivamente pelo diretor escolar, que, por sua vez, deve estar cadastrado no PDDE Interativo. Não é permitido que nenhuma outra pessoa utilize os dados do diretor (CPF e senha) para fazer o registro.

As obras estão de acordo com a versão homologada da BNCC.
Os livros passam a ter um ciclo de utilização de 4 anos.
A escola deve receber:

  • Livro do Aluno impresso;
  • Manual do Professor impresso;
  • Material do Professor – Digital (obrigatório);
  • Material Audiovisual para o professor (obrigatório);
  • Livro acessível em formato EPU3 (sob demanda).

O Manual do Professor ganhou novo formato. Agora ele tem um tamanho maior e as orientações pedagógicas e as respostas das atividades estão nas mesmas páginas do Livro do Aluno. Com todas as informações no mesmo campo de visão do professor, o trabalho fica muito mais prático!

É a primeira vez que os professores de Educação Física poderão escolher um manual pedagógico para enriquecer o trabalho com os alunos! O manual é exclusivo para o professor, em volume único, destinado ao 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Os Projetos Integradores são uma nova proposta de ensino, complementar ao trabalho com os demais livros didáticos. A partir deste PNLD, os professores dos anos finais do Ensino Fundamental podem escolher uma coleção que combina diferentes disciplinas em torno de projetos que serão trabalhados paralelamente ao livro didático. A coleção é destinada a professores e alunos, em 2 volumes: um para 6º e 7º anos e outro para 8º e 9º anos.

A adoção de obras de Projetos Integradores não é obrigatória e não substitui a escolha do livro didático. Contudo, a linha metodológica da Pedagogia de Projetos utilizada nessas coleções ressalta a importância do trabalho interdisciplinar e faz com que as coleções
de Projetos Integradores sejam indispensáveis.